As redes sociais tem ocupado lugar de destaque no relacionamento Empresa X Cliente, e devido à isso muitas empresas passaram a não dar muita importância ao seu site institucional. Acabam por considerar que as redes sociais cumprem as mesmas funções que um site, e por isso deixam de atualizar ou até mesmo optam por não ter […]
As redes sociais tem ocupado lugar de destaque no relacionamento Empresa X Cliente, e devido à isso muitas empresas passaram a não dar muita importância ao seu site institucional. Acabam por considerar que as redes sociais cumprem as mesmas funções que um site, e por isso deixam de atualizar ou até mesmo optam por não ter um site institucional.
Nós defendemos a utilização das redes sociais pelas empresas, porém isso não quer dizer que somos a favor de abandonar por completo o seu site. Algumas vantagens somente um site trará para a sua empresa.
Por mais que algumas redes sociais permitam que sejam criadas páginas com funcionalidades que costumam atender ao perfil das empresas, você dificilmente irá encontrar tudo o que é necessário, para personalizar a página de acordo com as necessidades da sua empresa.
Outro ponto importante é a identificação visual, por mais que você possa incluir a logo da marca ou produto, as cores padrão da rede social utilizada, sempre prevalecerá. Isso pode dificultar a sua identificação por parte do público alvo, principalmente dos que ainda não o conhecem muito bem.
O site tem a “cara” da empresa, e transmite sua imagem com muito mais eficiência, pois é criado de acordo com sua missão e valores. Além de possuir sua paleta cores já reconhecida pelo público.
É totalmente possível aplicar SEO nas redes sociais, porém somente no site institucional você poderá detalhar informações de produtos e serviços, separando-os por paginas e assim fazer com que sejam encontrados através dos motores de buscas por quem faz buscas específicas.
Não devemos esquecer que cada vez mais as pessoas realizam pesquisas no Google antes de realizarem compras, encontrar o produto que deseja em um site institucional com todas as informações, pode ser decisivo na hora da escolha do produto.
E obviamente, quanto mais presença na internet melhor, seu site institucional poderá auxiliar a sua marca na hora de aparecer nos motores de buscas.
Por mais que o seu público-alvo esteja presente com muita força nas redes sociais, o fato de você não ter um site, pode passar uma imagem um tanto amadora da empresa.
A comunicação realizada pelo site é mais séria e formal, e passa maior credibilidade quanto à veracidade das informações.
É muito mais fácil um consumidor confiar sobre o que leu de um produto em um site, que em uma página em redes sociais.
Uma página em redes sociais pode ser copiada ou clonada com grande facilidade, óbvio que também é possível clonar um site, porém tal ação exige um maior conhecimento por parte de quem irá clonar, o que acaba dificultando que isso ocorra.
É possível mensurar resultados através das redes sociais, porém as informações não serão muito detalhadas, e apesar de ajudar não oferece de forma alguma, os mesmos detalhes que um site pode lhe oferecer quanto à mensuração de resultados.
Aliado a alguns recursos como o Google Analytics, um site irá fornecer informações detalhadas que lhe ajudarão a avaliar os resultados em relação às vendas, mesmo que você não realiza vendas on-line.
Se você deseja informações rápidas e concretas que otimize seu tempo, ter um site é indispensável.
Ao criar um perfil ou página em uma rede social, a sensação que temos é que aquilo nos pertence por completo, afinal são minhas fotos, minhas informações, minhas opiniões que estão expostas ali. Nos esquecemos que tudo está alocado em uma plataforma que não nos pertence, e que nem mesmo temos qualquer controle sobre o que pode acontecer com o conteúdo que expomos ali.
Como a plataforma não é sua, você fica sujeito as mudanças que ela sofrer, e até mesmo poderá perder tudo o que tiver publicado caso a rede social saia do ar ou seja bloqueada. É um risco muito grande confiar a presença online de sua empresa apenas às redes sociais.
Não podemos esquecer do “falecido” Orkut, as empresas que apostaram tudo em uma página no Orkut, tiveram que iniciar do zero quando a rede social deixou de existir. E aqueles milhares de seguidores que tanto trabalharam para conquistar, simplesmente deixaram de existir de um dia para o outro com o fim da página.
Ter um site irá garantir que você não irá perder informações valiosas que estão online, e que manterá continuamente o contato com seu público-alvo e consumidores. Devemos pensar no site como uma extensão da empresa na internet, no site o terreno é seu, é você quem manda, diferente das redes sociais, onde você é apenas mais um na multidão.
O ideal é utilizar todos os recursos disponíveis, as redes sociais são ótimos canais para relacionamento com o público e clientes, oferecem dinamismo e proximidade de forma incrível, e que realmente não se compara com o site institucional.
Em contrapartida, o site oferece vantagens incomparáveis em alguns aspectos, principalmente quando pensamos na credibilidade e segurança. Aproveitar o que cada um oferece de bom a oferecer é a melhor estratégia.
As redes sociais pode servir de ponte para que o público-alvo chegue até seu site, e ali ele possa ter informações mais aprofundadas sobre a empresa e os produtos e serviços que ela oferece.
Trabalhar a credibilidade, transmitir segurança são objetivos importantes que o site e redes sociais podem alcançar juntos!
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